As caçambas são um dos pilares para operação de uma empresa de transporte de resíduos e, a medida que ela cresce, fica cada vez mais difícil controlar tantos ativos em seu patrimônio. Caso não seja feita um boa gestão operacional fatalmente a empresa encontrará dificuldades tais como:

dumpsters-many

Perda ou roubo de caçambas

Uma empresa com um grande número de caçambas tem um enorme desafio para rastrear seus ativos e, muitas vezes, as caçambas vazias são estacionadas na rua, em regiões estratégicas da cidade, aguardando para serem utilizadas em uma locação. Porém, não é raro que se esqueçam as datas de colocação e o local das caçambas, correndo risco de serem roubadas por empresas ilegais. Infelizmente, esta é uma dificuldade de gestão que chega aos R$ 4 mil reais por caçamba perdida.

Baixa Produtividade e Subutilização

Outro problema decorrente da má gestão das caçamba é a subutilização. Caçambas esquecidas e não mapeadas continuam depreciando, mas são pouco utilizadas em locações simplesmente por não estarem mapeadas na gestão operacional. Já parou para pensar quantas locações poderiam estar sendo atendidas com as caçambas ociosas da sua empresa?

Comece a Controlar Agora

Para evitar estes e outros problemas você deve começar agora mesmo. Confira as dicas a seguir:

Faça um inventário de suas caçambas

O primeiro passo para a boa gestão operacional é realizar todo o inventário de suas caçambas, com a numeração e o devido volume (4m³, 5m³, etc). Este processo não precisa ser feito todo de uma vez, o importante é começar: sempre que um caminhão voltar ao pátio da sua empresa, verifique se a caçamba já está inventariada com todas as informações básicas. Desta forma, eventualmente todas as suas caçambas estarão mapeadas no controle operacional.

Mantenha o vínculo entre a Locação e o Número da Caçamba

A cada locação registre a caçamba que foi colocada/retirada do cliente com as informações de número e cubicagem. Isto é importante, tanto para garantir a boa gestão de resíduos quanto manter o histórico de uso das caçambas, desta forma fica mais fácil criar indicadores de utilização de cada ativo.

Avalie os indicadores de Utilização

A partir do momento que seu inventário estiver pronto e todas as suas locações trouxerem o vínculo do número da caçamba será possível extrair informações de utilização:

  • Quantas caçambas estão em uso e quantas estão ociosas?
  • Quais volumes de caçambas geram mais resultados para a empresa? 4m³, 5m³?
  • Quais caçambas estão sendo pouco utilizadas ou sem uso neste mês? E nos últimos 3 meses?
  • Entre os tipos de caçamba menos utilizadas qual perfil de clientes pode aumentar minhas locações? É possível criar campanhas para incentivar o consumo destas caçambas?

Estas perguntas geram respostas importantes sobre como e onde investir para aumentar sua produtividade e ter mais resultados.

Invista em um bom Software de Gestão

Apesar de todo este controle operacional poder ser feito de forma manual, através de planilhas e anotações, o ideal é optar por um bom software de gestão de caçambas, assim estas tarefas de controle que levariam horas são realizadas em pouco segundos e com menos erros. Pensando nisso, escrevemos dicas valiosas sobre Como escolher um software de gestão de Caçambas para ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Esperamos que tenha gostado e, claro, quaisquer dúvidas, conte com a gente 😉.

Postagem Anterior Próxima Postagem